O Seminário


Apresentação

O Seminário de Ofícios: Saberes e Fazeres – do tradicional ao contemporâneo é uma ação promovida pela Fundação de Arte de Ouro Preto a fim de valorizar, divulgar e resgatar diversos tipos de ofícios. Com isso, a Faop cumpre a missão institucional de valorizar a arte em todas as suas dimensões e incentivar a preservação do patrimônio cultural.

O repasse cuidadoso de saberes e fazeres por meio de vivências junto aos mestres, detentores do saber tradicional, possibilita o resgate de parte de nossa história. A riqueza guardada é incomensurável e a necessidade de buscá-la, imprescindível.

A preservação – seja de um patrimônio material, como de um conhecimento – não deve ser focada apenas no temor de perder, mas na valorização da vivência atual de nossos saberes e fazeres tradicionais. Com isso, o Seminário de Ofícios é um espaço privilegiado do pensar, do ensinar e do fazer os ofícios tradicionais na contemporaneidade. A ideia é resgatar e divulgar as tradições e, ainda, valorizar novos saberes e fazeres.


Objetivo

Valorizar e transmitir ofícios com ênfase no patrimônio cultural (seja ele material ou imaterial), no que tange o modo de fazer, bem como a transmissão desse conhecimento.


Público-alvo

Profissionais da construção civil, restauradores, artesãos, designers, artistas plásticos e demais interessados nos saberes e fazeres tradicionais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário