sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Oficinas retratam tradição e contemporaneidade de diversos saberes




As oficinas do I Seminário de Ofícios, da Fundação de Arte de Ouro Preto | Faop, proporcionam uma rica vivência entre os mestres, detentores do saber, e o público. Cerca de 120 pessoas têm a oportunidade de conhecer, em quatro dias de trabalho, variados estilos de ofícios (tradicionais e contemporâneos).
Os conhecimentos dos oficineiros estão sendo compartilhados com estudantes, artistas plásticos, designers, restauradores, profissionais das áreas de construção civil e demais interessados nos saberes e fazeres. O repasse dos ensinamentos possibilita a valorização dos patrimônios culturais (materiais e imateriais).
O mestre em Tear Mineiro, Manoel Feliciano Silveira, ressalta a importância do Seminário para o reconhecimento do seu ofício. “Aqui nós temos um resgate, um reviver. É interessante ouvir as pessoas dizendo: ‘é assim que se faz?’. Essa experiência gratifica o nosso trabalho.” A artesã Aretuza Rabello Garibaldi, ministrante da oficina Usar e Reciclar - Artesanato Sustentável (manhã e noite), afirma que a interação com os alunos pode acrescentar novos olhares sobre a própria técnica. “É uma experiência bárbara, porque há uma troca com a turma. Cada um deles acrescenta o seu toque apresentando novas propostas. A gente está encontrando soluções criativas”, destaca.

A programação, que é totalmente gratuita, inclui também os cursos de Empalhamento de Cadeiras, Objetos em Flandres: Funilaria, Forro de Taquara, Pequenos Objetos e Acessórios, Argamassas Tradicionais e Técnicas de Pintura com Cal e Terra, Mosaico e Patologias em Edificações de Valor Cultural.
No próximo sábado (10) haverá, no Núcleo de Ofícios da Faop (rua Dom Helvécio, 428 – Cabeças), a mostra final dos trabalhos produzidos dentro das dez oficinas. A exposição das obras acontece após a Conferência de Encerramento do Seminário, marcada para 10h.


Oficina Usar e Reciclar - Artesanato Sustentável / Foto: Douglas Aparecido
Oficina Tear Mineiro / Foto: Douglas Aparecido













Nenhum comentário:

Postar um comentário