terça-feira, 13 de novembro de 2012

Seminário de Ofícios divulga e compartilha saberes e fazeres tradicionais e contemporâneos



A primeira edição do Seminário de Ofícios - Saberes e Fazeres: do tradicional ao contemporâneo foi marcada por uma valorosa troca de experiências entre os envolvidos. De 5 a 10 de novembro, o evento promoveu duas conferências, duas exposições, dez oficinas e uma mostra dos trabalhos produzidos pelos participantes. Cerca de 200 pessoas movimentaram as mais de 110 horas de atividades, todas oferecidas gratuitamente pela Fundação de Arte de Ouro Preto | Faop. 

Trabalhos produzidos nas oficinas do Seminário
Trabalhos produzidos nas oficinas do Seminário
Trabalhos produzidos nas oficinas do Seminário
A presidente da Faop, Ana Pacheco, destaca o favorável clima de colaboração contemplado durante a programação. “Presenciamos no Seminário o surgimento de uma atmosfera de cooperação e emoção muito forte entre convidados, palestrantes, funcionários, colaboradores, mestres e público. A afeição pelos ofícios foi demonstrada não só pelas técnicas e discursos, mas, principalmente, pelo coração de cada um”.

Presidente da Faop, Ana Pacheco, na Conferência de Encerramento do Seminário



Conferência de Abertura do Seminário com Fátima Tropia


A artesã Aretuza Rabello Garibaldi, ministrante da oficina Usar e Reciclar - Artesanato Sustentável, afirma que o ambiente do evento foi favorável à adição de novos aprendizados. “O Seminário foi uma experiência bárbara por causa da troca - tanto dos outros oficineiros como dos alunos. Cada um deles acrescentou um toque a mais às obras”. O participante da oficina Objetos em Flandres: Funilaria, Leonardo Baêta, destaca a relação entre os mestres e os aprendizes na execução dos trabalhos. “Acho esse evento super importante para quem detém o saber e para quem está disposto a aprender. O conhecimento só é valido quando é repassado”, ressalta.


Oficina Usar e Reciclar - Artesanato Sustentável
Oficina Objetos em Flandres: Funilaria
O Tear Mineiro
Fique de olho e não deixe de participar da segunda edição do Seminário de Ofícios em 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário